Aula magna da UFRN trata de Epidemias relacionadas a mosquitos urbanos

AEDES AEGYPTI

A aula magna do primeiro semestre de 2016 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontece no próximo dia 31 de março no auditório da Reitoria a partir das 9h.

A explanação terá como tema “Determinação social e controvérsias sanitárias nas epidemias relacionadas aos mosquitos no contexto urbano do Brasil” e será conduzida por Lia Giraldo da Silva Augusto, médica sanitarista e professora universitária, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco e bolsista de produtividade do CNPq.

Na oportunidade, serão discutidos o contexto socioambiental da ocorrência de arboviroses, a ineficiência do controle vetorial e sua nocividade, as controvérsias sanitárias e a perspectiva de um modelo ecossistêmico, entre outros temas.

Palestrante

Lia Giraldo da Silva Augusto


Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Fez especializações em pediatria, Saúde Pública, Medicina do Trabalho, Epidemiologia e Psicanálise. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e pesquisadora titular aposentada da Fiocruz e ainda compõe o quadro permanente de docentes da Fundação Oswaldo Cruz.


Lia tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde ambiental, ocupacional, atenção primária à saúde, promoção da saúde e análise de risco ambiental para a saúde. Atua em diversas frentes no campo da saúde coletiva: Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Fórum Permanente de Combate aos Agrotóxicos e pela Vida, Fórum Pernambucano de Combate aos efeitos dos agrotóxicos. É professora associada da Universidade Andina Simón Bolívar- Quito – Equador.

Marcos Neruber

Assessor de Imprensa

Centro de Biociências
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Caixa Postal 1511, Campus Universitário
59072-970, Natal, RN, Brazil
Phone: 00-55-84-98805-4907

 

 “Este e-mail é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pelo Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*