“Dia D” de combate à corrupção

ministraMinistra do Supremo Tribunal de Justiça, Eliana Calmon

O Dia Internacional de Combate à Corrupção é comemorado hoje (9). A data foi criada há 10 anos, durante a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México. De lá para cá, em todos os estados brasileiros, a data é lembrada pela Controladoria Geral da União. Neste ano, em parceria com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção do RN – MARCCO/RN, a data será comemorada em evento que reunirá, na Escola de Governo, estudantes, profissionais, servidores públicos e cidadãos para apresentar o resultado do combate à corrupção em 2013.  O evento terá palestra com a Ministra do Supremo Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, e lançamento do selo “Dia Internacional Contra a Corrupção”, pelos Correios.

A convenção que deu origem à data prevê o acordo para rastrear e recuperar somas de dinheiro desviadas de países, bem como, o bloqueio e a devolução de bens e, a criminalização do suborno e da lavagem de dinheiro.  No RN, a CGU ressalta a importância da data com programação específica desde que foi criada a Secretaria de Prevenção e Combate à Corrupção e Informações Estratégicas, em 2006, que esse ano, mudou de nome para Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.

“Estamos de olho!” Este é o recado da CGU-RN no Dia Internacional de Combate à Corrupção. O vice-presidente do órgão, Fábio Gouveia, alerta que combater a corrupção começa por exercer  educação e cidadania. Para ele, infelizmente, os mesmos cidadãos que reclamam do político corrupto, costumam fazer o uso indevido das vagas de estacionamento para deficientes e idosos ou podem receber um troco a mais e não devolvê-lo, e com essas pequenas ações, alimentar a cultura da corrupção.

fonte: TN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*