EMPARN participa da 52ª Festa do Boi levando conhecimentos e tecnologias

Como faz todos os anos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) participará da Festa do Boi 2014, no período de 11 a 19 de outubro, levando tecnologias para os produtores rurais, especialmente, da agricultura familiar. A empresa vai receber caravanas, vender animais em leilões, distribuir mudas de bananeiras, sementes de variedades diversas e cartilhas de orientação. Uma das novidades é a venda de pintos de um dia, do Programa Ave Caipira, para ampliar a produção no Estado.

VITRINE TECNOLÓGICA

Na fazendinha do Governo do Estado, montada pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, a EMPARN apresentará uma amostra de toda a sua estrutura operacional, além de experiências científicas com plantas e animais. A empresa receberá visitas das caravanas de produtores da agricultura familiar e de pessoas em geral, que serão atendidos pelos pesquisadores e receberão cartilhas e folders de orientação, panfletos amostras de sementes e de mudas.

Como nos anos anteriores, a EMPARN estará com sua estrutura montada na área tradicional com uma Vitrine Tecnológica, na qual pesquisadores e técnicos receberão diariamente os visitantes, prestando informações. Estarão expostos bovinos leiteiros das raças pesquisadas pela EMPARN (Gir, Guzerá, Sindi e Pardo-Suíça), além dos  ovinos Morada Nova e caprinos Canindé.

Os visitantes poderão conhecer as experiências realizadas nas diversas estações de pesquisa da EMPARN, espalhadas por todas as regiões do Estado. Poderão conhecer pesquisas vitoriosas como a da palma adensada irrigada com as variedades miúda, gigante e orelha de elefante, sendo essas duas últimas tolerantes à praga conhecida por cochonilha do carmim. Outras experiências adaptadas ao semiárido e voltadas à agricultura familiar estarão à disposição dos visitantes como as que foram desenvolvidas com as variedades do milho Cruzeta superprecoce e a do milho Potiguar, além do Sorgo BRS Ponta Negra, mandioca adensada para alimentação animal e gergelim.

Também ocorrerá a distribuição de amostras de sementes dos milhos Cruzeta e Potiguar, sorgo BRS Ponta Negra, feijão Riso do Ano e mudas de bananeira Pacovan Ken produzidas in vitro pelo Laboratório de Biotecnologia da EMPARN. Os produtos que desejarem fazerem plantio em maior escala desses vegetais poderão adquirir diretamente na EMPARN as sementes e mudas.

LEILÃO,

Como já é tradição na Festa do Boi, a EMPARN realizará seu leilão em parceria com diversos convidados, no domingo (12),  às 20h, no Tatersal José Bezerra de Araújo. A Empresa disponibilizará aos criadores e selecionadores 25 lotes de alto valor genético das raças Guzerá, Gir, Sindi e Pardo-Suíça, além de muares. Estarão à venda em 20 parcelas sem juros, tourinhos e matrizes da mais alta qualidade, animais de pista, retirados da elite desses plantéis.

PISTA E TORNEIO LEITEIRO

Durante a semana a EMPARN também estará participando dos torneios leiteiros das raças bovinas Gir e Guzerá e também das pistas de julgamento com as raças bovinas Gir, Guzerá, Pardo-Suiça e Sindi.

REUNIÕES

Ainda durante a feira, a equipe de Produção Animal da EMPARN participará de duas importantes reuniões:

a)  A de teste de progênie da raça Sindi que acontecerá às 17h do dia 15 de outubro no Auditório do Sistema FAERN/SENAR, na qual participarão dois pesquisadores da Embrapa Gado de Leite da cidade de Coronel Pacheco (MG), técnicos da ABCSindi e selecionadores da raça;

b)  No dia 17 de outubro, às 14h, no mesmo auditório, haverá a reunião entre a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e criadores.

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação

– Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*