PRF E DETRAN “FECHAM O CERCO” CONTRA INFRAÇÕES DE TRÂNSITOS DURANTE O CARNAVAL

BLITZ

Como o próprio tema já diz, a principal preocupação em 2015 é a combinação álcool e direção. Por isso, em todos os seis dias de Carnaval, incluindo a quarta-feira de cinzas, haverá blitz da Lei Seca, não só na capital, como também em algumas cidades do interior do Estado. O trabalho, inclusive, já foi realizado em dois locais: Caicó e Mossoró. Em ambas, o responsável foi o tenente Styvenson Valentim. A primeira ocorreu na cidade do Seridó, na madrugada desta quinta (12). Quatro motoristas foram presos por embriaguez ao volante, outros 39 autuados administrativamente e 19 carteiras de habilitação retidas. Já na madrugada desta sexta, em Mossoró, 8 motoristas foram presos embriagados e 38 carteiras de habilitação retidas.

Segundo informações do Detran, na capital potiguar as fiscalizações acontecerão nos pólos onde as principais festividades estão programadas (Redinha, Rocas, Ribeira, Centro Histórico e Ponta Negra). A intenção é fazer com que os foliões utilizem os transportes alternativos, como vans e ônibus, além dos táxis.

Para a PRF, o Carnaval é o período mais crítico do calendário de operações da PRF, ao lado do Natal e Réveillon. Porém, é mais violento em decorrência do uso abusivo de álcool. Por isso, um dos principais focos da PRF será a fiscalização com etilômetros. Informações fornecidas pelo setor de estatísticas como dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes subsidiaram o planejamento para o posicionamento estratégico das viaturas e a definição de comandos específicos.

Para se ter uma ideia, no ano passado 155 pessoas morreram em acidentes apenas em rodovias federais de todo o Brasil. Os óbitos registrados foram decorrentes de 3.201 acidentes, com 1.823 pessoas feridas durante a folia de Momo. No Rio Grande do Norte foram 70 acidentes, com 32 feridos e 4 mortes. “Teremos um reforço de 25% de efetivo extra para todos os dias. A operação começa nesta sexta e se estende até a próxima quarta-feira. Agentes que estavam no setor administrativo também foram convocados para participar da ação”, comentou o inspetor Roberto Cabral.

A PRF montará postos na BR 101 Norte, BR 226 (Natal – Currais Novos), BR 304 (Natal – Mossoró), BR 405 (Mossoró – Pau dos Ferros), BR 406 (Natal – Macau) e BR 427, em Caicó. “São as cidades que apresentam um maior fluxo de carros durante todos os dias de Carnaval. Mas a PRF estará pronta para atender ocorrências em outras regiões”, disse Cabral.

Embora o combate ao álcool seja a principal preocupação da campanha, outros tipos de situações também serão investigadas durante as abordagens. “Vamos checar tudo. Desde a documentação, até a questão das drogas, porte de armas e essas coisas. Queremos tirar de circulação não apenas os motoristas que estejam sob efeito de álcool, mas também todas aquelas pessoas que possam causar algum tipo de problema durante as festividades”.

Em uma ação preventiva, a PRF prendeu uma quadrilha suspeita de ter assaltado uma agência dos Correios na cidade de Jardim do Seridó. Quatro pessoas foram detidas, na noite de quinta-feira (12), quando estavam em um carro, em Caicó, com destino a Mossoró. Os suspeitos foram flagrados por volta das 20h em um Celta branco. Com a quadrilha, foi aprendido um revólver calibre 38 com seis munições, além da quantia roubada dos Correios, em um valor que ultrapassa os R$ 41 mil.

Em Caicó foram apreendidos 120 frascos da substância entorpecente conhecida popularmente como “loló”, que estavam de posse de dois homens, um de 20 anos e outro de 24. No momento da abordagem, os acusados informaram que o entorpecente era para uso próprio, porém não convenceram os policiais, pois nos celulares dos mesmos, tinham várias mensagens de outras pessoas, encomendando do produto ilegal.

DICAS DA PRF

 Velocidade

Respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização; onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes.

Ultrapassagem

Ultrapasse sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado seu desejo de fazê-lo, dê a preferência e aguarde a vez. Sinalize toda a manobra com antecedência e não realize ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos. Redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura e ao ser ultrapassado, não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente.

Álcool e outras drogas

Conduzir um veículo em rodovias é uma tarefa complexa que exige decisões rápidas, seguras e responsáveis. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos, por isso se for dirigir, não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente.

Exploração sexual

O período das festas carnavalescas traz uma preocupação especial relativa à proteção de crianças e adolescentes, possíveis vítimas de crimes relativos a Exploração Sexual. A PRF estará atento a esse tipo de abuso, trabalhando pela defesa da dignidade das crianças e adolescentes. Qualquer situação suspeita deve ser denunciada pelo telefone 191, da PRF, ou pelo número 100. A ligação é gratuita.

JH

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*