PROFESSOR DA ESCOLA MARIA MADALENA ESCREVE ARTIGO SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS

A democracia chega às escolas de Guamaré.

 

ELISONALDO [640x480]

Elisonaldo Câmara Profº de História.

A palavra ‘’democracia’’, vem do grego ‘’Demos’’, povo, ‘’Cracia “governou ou poder, surgiu pela primeira vez no mundo na antiguidade mais precisamente na Grécia antiga, quando se propunha mudanças na sociedade cujo poder estava concentrado nas mãos dos aristocratas”. Um dos principais responsáveis pela instituição da democracia foi Clistenes, ele aprofundou as reformas e introduziu o regime democrático, cujo conteúdo básico era: ‘’todos os cidadãos têm o mesmo direito perante as leis’’, principio da isonomia. Mas esse regime democrático era restrito, pois somente alguns homens adultos poderiam ser considerados cidadãos podendo exercer os seus direitos plenos.

História da humanidade é marcada por lutas, manifestações, protestos, reivindicações, Para poder alcançar alguns direitos naturais consagrados pelas leis para que o regime democrático seja posto em uso nas sociedades contemporâneas, que nem sempre prevalece à vontade e o desejo da maioria dos cidadãos. Quero ressaltar a conquista da educação de Guamaré, que depois de um bom período de lutas e várias reivindicações, finalmente conseguidos por em prática a tão sonhada ‘’ Gestão democrática’’ onde toda a comunidade escolar tem o direito de escolher os gestores para administrar a escolar por um biênio, fugindo prática tão arcaica de nomeações de apadrinhados politico do gestor municipal. Guamaré mais uma vez se destacando como uma cidade vanguardista  de grande magnitude que terá seu alcance no presente e mudança no futuro de todos os cidadãos.

Só podemos mudar na pratica quando conseguirmos mudar a mentalidade da população, verificamos que em algumas escolas não se conseguiu formar chapas para concorrer à eleição de gestor, que poderia proporcionar um amplo debate sobre as propostas de gestão para a comunidade escolar. Em outras unidades escolares a disputa foi tão acirrada que apresentou características de uma eleição retrógada que remonta a Republica Velha, onde prevalecia o ‘voto de cabresto’’, com ameaças, coação, promessa de bens materiais, uma continuação de uma eleição de âmbito municipal, fugindo do verdadeiro objetivo do amplo debate de ideias e propostas que proporcionasse uma discussão com a comunidade escolar as melhorias da educação municipal.

Em fim! A democracia para prevalecer sempre deve ser aprimorada, discutida e aprovada pela maioria da população. Precisamos aperfeiçoar as instituições de poderes para que possamos corrigir os erros para não cometermos injustiças e respeitar a maioria plena da comunidade escolar.

 

‘’ A liberdade faz parte da natureza humana, renunciar essa liberdade é negar o direito de ser homem’’. Jean Jaques Rousseau.   

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*