REPRESENTANTES DA MARINHA APROVAM INSTALAÇÕES DO CAMPUS MACAU PARA NOVOS CURSOS NA ÁREA PESQUEIRA

MACAU – A visita de representantes da Marinha às instalações do curso técnico de Recursos Pesqueiros (RP), no Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Rio Grande do Norte (IFRN), na sexta-feira, 30, foi um divisor de águas para o ensino profissional de cursos marítimos e pesqueiros, que antes era de exclusividade da Marinha, poderem ser realizados no Campus da Costa Branca.
Acompanhados pelos gestores do Campus Macau e do curso, o grupo de visitantes foi recepcionado pelo Grupo de Escoteiros de Macau e após a solenidade conheceu os laboratórios de processamento de pescado, assim como as salas de aula, além dos viveiros de criação de pescados da Unidade Indústria da Escola.
Após almoço, entraram em reunião com o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, professor Belchior de Oliveira Rocha, juntamente com o diretor-geral, Varélio Gomes, e os gestores do Campus Macau, para acerto dos procedimentos conclusivos necessários para a concretização do convênio e posterior autorização e funcionamento dos cursos.

Cooperação viabiliza projeto inovador

O termo de cooperação entre as instituições visando a efetivação do ensino profissional de cursos marítimos e pesqueiros é visto como um grande benefício para a região, visto que, após a formação, os pescadores recebem certificação e a Carteira de Inscrição e Registro (CIR) emitida pela Capitania dos Portos.
A partir daí, o pescador passa a se regularizar junto à Marinha, sendo considerado um pescador profissional e passa a ter inúmeros direitos sociais garantidos.
Estiveram presentes o capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, o capitão de Fragata Alexander Neves de Assumpção; o assessor do Ensino Profissional Marítimo da Diretoria de Portos e Costas (DCP), capitão de Mar e Guerra Mauro Guimarães de Carvalho Leme Filho; os coordenadores de Extensão, Pesquisa e Inovação, e Recursos Pesqueiros do Campus Macau, Magda Diniz, Paulo Vitor e Alberto Vasconcelos, além de autoridades navais.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*