VII Semana do Bebê: Saúde reforça ações na primeira infância e na prevenção da gravidez na adolescência

O terceiro dia de mobilização social da VII Semana do Bebê de Guamaré foi dedicado às ações na área de Saúde. Logo nas primeiras horas dessa quarta-feira, 09, aconteceu a Caminhada da Família, saindo da Unidade Básica de Saúde – Centro, até o Centro Especializado em Reabilitação – CER.
A atividade teve como público alvo a família, gestantes e crianças de até dois anos e seis meses. O segundo momento, aconteceu no CER, onde houve um café de acolhimento com o público e os profissionais envolvidos no evento. Logo após, foram realizadas atividades educativas pelos profissionais do CER e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde – UBS.
Palestras sobre a importância do Pré-Natal de qualidade, vacinação em dia, aleitamento materno exclusivo, triagem neonatal pós-parto e dicas de como organizar a mala da gestante e do bebê no dia do parto fizeram parte da programação.

“Foi um momento dinâmico e produtivo, onde houve a interação do público com os profissionais que realizaram a atividade”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais, que faz parte também da comissão intersetorial que coordena as atividades da Semana do Bebê.

Gravidez na adolescência

Com o tema: “Adolescência, sexualidade, gravidez e drogadição” aconteceu uma palestra na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, no período da manhã. O foco maior da atividade foi na gravidez e nos métodos contraceptivos.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Ana Paula, membro da Atenção aos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Atoss) e contou com a participação e apoio da equipe de Estratégia de Saúde de Família de Salina da Cruz. Cerca de 90 adolescentes participaram ativamente da palestra. A atividade se repetiu no turno da tarde, desta vez, na Escola Estadual Nádia Câmara, em Baixa do Meio, com o apoio da equipe de Estratégia de Saúde da Família de Baixa do Meio – ESF VII e da Unidade Básica de Saúde – PORTE II.

Primeiros socorros e acidentes domésticos

Outra atividade importante dessa quarta-feira, 09, foi uma oficina realizada na Escola Municipal Sebastiana Ricardo, sob a coordenação da equipe de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A atividade foi dividida em duas palestras, que aconteceram de forma simultânea, onde uma sala ficou os alunos do 1° ao 3° ano e a outra sala os alunos do 4° e 5° ano.

A oficina foi realizada com o intuito de orientar os alunos sobre possíveis situações que venham acontecer no seu dia a dia, tais como: queimaduras, sangramentos, convulsão, acidentes (quedas) e com animais peçonhentos. Foi falado ainda sobre o Suporte Básico de Vida –SBV, com orientações de primeiros socorros em diversas situações corriqueiras.

A atividade aconteceu também no turno da tarde na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, contando com a participação direta do público. Simultaneamente, a oficina foi realizada no Centro Especializado em Reabilitação– CER, reunindo profissionais de saúde e pais de alunos matriculados na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira. Procedimentos diante de uma Parada Cardiorrespiratória – PCR, situações de queimaduras e de engasgo pautaram o encontro.

Fotos: Alexandre Barbosa e Luis Levy

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*