Candidatos têm até sábado para deixar cargos públicos

Voltar para Blog

Candidatos têm até sábado para deixar cargos públicos

treOs pré-candidatos às Eleições 2014 que ocupam cargos públicos tem até o próximo sábado, 5 de abril, para oficializarem suas respectivas desincompatibilizações dos cargos que ocupam. Na Prefeitura de Natal, uma baixa oficial e outra preventiva: Sávio Hacradt deixa a chefia do Gabinete Civil de Carlos Eduardo para tentar uma vaga na Câmara Federal; e a vice-prefeita Wilma de Faria, mesmo sem que a lei determine isso, ficará afastada de seu cargo enquanto for candidata. No Governo do Estado, algumas saídas causadas direta e indiretamente pela eleição já ocorreram. Até o final de semana, tanto no município quanto no estado podem surgir mais nomes nessa lista de saídas.

O ainda secretário-chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, confirmou que irá colocar o cargo à disposição até sexta-feira. Ele será candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), cuja presidência estadual é ocupada pelo prefeito Carlos Eduardo, que apoia a chapa que tem como pré-candidatos os deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB) e João Maia (PR), para governador e vice; e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), para senadora. Hackradt vai lutar para entrar numa dessas vagas que ficarão abertas com a saída dos dois deputados da disputa proporcional. “O Partido precisa fazer assento na Câmara Federal. Nós vamos lutar para lograr êxito, mesmo sabendo que a batalha é difícil. Mas, vamos conseguir a vitória”, disse.

Ele comentou que a decisão pela disputa do cargo foi definida pela direção nacional e estadual do PDT. O substituto de Hackradt deverá ser anunciado pela Prefeitura de Natal também na sexta-feira que vem, quando ele entregar a carta pedindo a exoneração. De acordo com ele, o novo secretário-chefe do Gabinete Civil do Município será Kléber Fernandes, que hoje atua como diretor do Procon Municipal. Ele também é o presidente do PDT em Natal.

Já no caso da vice-prefeita, sua assessoria de imprensa confirmou que a pré-candidata ao Senado decidiu pelo afastamento das atividades na vice-prefeitura ao longo da campanha eleitoral deste ano, mesmo gozando da prerrogativa de continuar no cargo. De acordo com a Lei Complementar nº 64/90, parágrafo segundo, “o vice-prefeito, o vice-governador e o vice-prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos 6 (seis) meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular”.

Por enquanto, Sávio Hackradt e Wilma de Faria são os únicos com a saída confirmada. O secretário municipal de Serviços Urbanos, (vereador licenciado) Raniere Barbosa, que está em processo de desfiliação do Partido Republicano Brasileiro (PRB), assegurou que não irá se desincompatibilizar. “Não serei candidato a nenhum cargo este ano. Nem na proporcional, nem na majoritária”. Ele destacou que existem inúmeros projetos na Semsur a serem desenvolvidos este ano e “é melhor ficar só observando, sem se envolver com o processo eleitoral enquanto candidato”.

Questionado sobre a decisão de não concorrer, o titular da Semsur destacou que “foi uma medida pessoal”. Em relação ao pedido de desfiliação do PRB, que está sob análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), ele disse que enfrentou alguns problemas que o levaram a pedir o desligamento da legenda. Raniere Barbosa afirmou não saber para qual partido político irá migrar. “No momento oportuno, irei conversar com os partidos. Surgiram alguns convites, mas não posso decidir antes do Pleno do TRE julgar meu processo de desfiliação”, afiançou.

NJ

Compartilhe essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 10 =

*

Voltar para Blog