Jandaíra: Tecnologia social contribui com meio ambiente e com as condições de vida de famílias na zona rural do município.

Voltar para Blog

Jandaíra: Tecnologia social contribui com meio ambiente e com as condições de vida de famílias na zona rural do município.

SAM_0525

Uma tecnologia social ainda pouco conhecida vem revolucionando as condições de vida de três famílias da comunidade rural do Cabeço, localizada no município de Jandaíra. A técnica funciona basicamente a base de esterco de bovinos e água, assim gera sem poluir o ar e o meio ambiente um gaz semelhante ao gaz de cozinha que depois de percorrer uma pequena encanação rustica acende todos os dias o fogão das famílias.

Como diz meu pai, a estrovenga é denominada de Biodigestor Sertanejo e foi desenvolvido como experiência pioneira e a primeira na região do Mato Grande através do Plano Operativo Anual de Projetos NCA – Ambiental e Biodigestores via a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a DIACONIA ACTALIANCE e a ajuda da Igreja Norueguesa Actaliança e a THE LUTHERAN WORLD FEDERATION. A tecnologia social foi instalada na comunidade através da parceria com a Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço(JOCA).

 SAM_0524
SAM_0528
Por Jocelino Dantas via blog do Euripedes

Compartilhe essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

*

Voltar para Blog