RN tem mais de 130 projetos de energia para leilão em dezembro

Voltar para Blog

RN tem mais de 130 projetos de energia para leilão em dezembro

 

eolica

Dentro da lógica de ampliação da fonte de produção energética, o Rio Grande do Norte se prepara para expandir sua atuação no setor. O estado potiguar cadastrou 135 projetos para participar do 2° Leilão de Energia que acontece no próximo mês de dezembro.

Segundo informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o RN conta com 125 propostas acerca de fonte eólica e outras dez de fotovotaica.

De acordo com a EPE, o 2º Leilão de Energia A-5/2013, que será realizado no dia 13 de dezembro visando à contratação de eletricidade para abastecer o mercado consumidor do país em 2018, atingiu o maior número de empreendimentos cadastrados para um certame desde que oGoverno Federal passou a realizar leilões públicos para contratação de energia elétrica, em 2005.

Ainda conforme a EPE, foram inscritos junto à Empresa um total de 929 empreendimentos, perfazendo uma capacidade instalada também recorde de 35.067 megawatts (MW). Como nos últimos leilões, a fonte eólica registrou a maior oferta de projetos e de capacidade de geração: os 670 parques eólicos totalizam 16.420 MW. Destaca-se ainda a forte presença de empreendimentos de geração solar fotovoltaica, sendo a segunda fonte de geração com maior número de inscrições: 152 projetos.

Na avaliação do presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, os pouco mais de 35 mil MW inscritos na EPE, através dos 929 projetos, tornam este leilão o de maior interesse por parte dos investidores – não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. “Essa grande oferta potencial nos traz tranquilidade, ao assegurar uma quantidade de projetos mais do que suficiente para atender à demanda de energia elétrica em 2018”, avalia Tolmasquim.

Com informações do site da EPE.

fonte: Defato

Compartilhe essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 8 =

*

Voltar para Blog